O tango é um estilomusical e uma dança a par. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".
O Slow Foxtrot é uma das danças mais enganadoras pois parece extremamente fácil e na verdade é uma das mais difíceis de dançar. Surgiu em 1913 pela mão de um artista, Vaudeville que executou um pequeno "trote" que agradou aos professores de dança social de Nova Iorque
Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, a valsa. O género musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contacto mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.
Este estilo tem origem no Brasil no início do século XX. Esse estilo foi baseado principalmente no maxixe[2], com passos modificados para serem dançados em linha recta para apresentação. Apesar do nome samba, essa dança nem sempre é executada com o ritmo de samba, sendo dançada muitas vezes ao som do flamenco, cha-cha-chá e salsa, entre outros.
Teve origem com a chegada de tribos africanas trazidas à Cuba pelos espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioulla e Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (galo), Orixás (Xangô) e em situações do quotidiano. Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamenco. Em termos da melodia, a escala menor harmónica não é tão utilizada, sendo que geralmente uma escala diatónica predomina e interage em breves momentos com a menor harmónica em suas notas ciganas